Você é o nosso visitante de nº 2415884  
 
 
 
 
 
 
 
Última Atualização
23/10/2014
 

Desenvolvimento
Cap Luciano
infor@cmjf.ensino.eb.br


Referência Elogiosa ao TC TRAVASSOS
9/2/2007
 
Ten Cel WALTER DA ROCHA TRAVASSOS JÚNIOR

 

              É com grande satisfação que consigno a presente referência elogiosa ao Tenente-Coronel TRAVASSOS, que deixa, hoje, o honroso cargo de Comandante do Colégio Militar de Juiz de Fora, afastando-se do nosso convívio, após dois anos de profícua e intensa atividade.

              Cumpre lembrar que o Colégio Militar é uma organização complexa e sensível, que reúne segmentos bastante heterogêneos, abrangendo militares das Forças Armadas, experientes professores de todas as áreas do conhecimento, servidores civis, além de jovens alunos e suas respectivas famílias, todos parcelas significativas da nossa sociedade.

              Na condução desse estabelecimento militar de ensino, o TC TRAVASSOS enfrentou situações atípicas, diferentes das vivenciadas em organizações militares de sua arma de formação, o que exigiu, além de outros predicados, muita sensibilidade, ponderação e tato. Soube, com discernimento, conciliar a missão de comandar com a de educar. Educar com base nos valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.

              A vivência anterior do TC TRAVASSOS, a capacidade profissional, a viva inteligência, a dedicação e o entusiasmo, colocados no exercício de tão dignificante mister, além de alicerçar o destacado desempenho no comando do Colégio Militar, deixam marcas indeléveis de sua passagem por essa importante Organização.

              No campo da educação, desencadeou ações efetivas na aplicação da proposta pedagógica do  Sistema  Colégio  Militar,  envidando  esforços  para  o  desenvolvimento de um ensino integral, amplo e diversificado, buscando atender ao corpo discente não somente nas áreas cognitiva e psicomotora, mas, principalmente, na internalização de importantes atributos da área afetiva, fundamentais  para  a  transformação  do  aluno,  foco  central  de  nossas atividades, em um cidadão sintonizado com o seu tempo e com a realidade de seu País.

              Destaco a ação positiva do TC TRAVASSOS na condução dos projetos interdisciplinares, na edição das revistas do Colégio, nas diversas apresentações culturais conduzidas pelos alunos, na participação em feiras de ciências, olimpíadas e outras competições esportivas, dentre variadas atividades.

              Digno de realce, o intercâmbio freqüente com o meio acadêmico regional, estimulado e buscado pelo Ten Cel TRAVASSOS, que culminou com a realização do II Seminário Regional de Educação, proporcionando magníficas oportunidades de aperfeiçoamento para os profissionais de ensino, em especial, para o corpo docente do Colégio.

              Esse evento, aliado aos resultados alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Prova Brasil, aumentou o prestígio e a credibilidade do Colégio Militar Juiz de Fora junto à comunidade escolar, ao mesmo tempo em que projetou para o público regional uma imagem favorável do Sistema Colégio Militar do Brasil.

              Comprometido com a melhoria constante do ensino, por ocasião das reuniões do Conselho de Ensino da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial, sempre apresentou propostas coerentes e oportunas, que contribuíram para a tomada de decisões em benefício de todo o Sistema.

              Exerceu, também, forte influência para que um grande número de alunos lograsse êxito nos concursos às escolas militares e nos vestibulares de importantes faculdades no Estado de Minas Gerais.

              Na área administrativa, o TC TRAVASSOS, superando as dificuldades impostas pelas restrições orçamentárias, buscou ampliar e modernizar a estrutura do Colégio para atender às atuais demandas, realizando obras de construção, de manutenção, de recuperação e adequação de instalações. Os trabalhos proporcionaram efetivas melhorias nas condições de conforto e funcionalidade das dependências do CMJF.

              Merece destaque a construção do complexo esportivo, composto de piscina aquecida, quadra de tênis e vestiário, além da cobertura de quadras, que permitiram incrementar as atividades de complementação do ensino, tornando mais agradável a permanência dos alunos no ambiente escolar.

              A construção do estacionamento na área externa do Colégio, a instalação dos sistemas de câmeras de vigilância e de catracas eletrônicas, a reforma e melhoria das instalações da cozinha, dos refeitórios e dos banheiros da Cia C Sv, complementam as inúmeras realizações do Ten Cel TRAVASSOS em prol da educação, ao ensejar mais segurança e conforto às pessoas que, diariamente, dedicam seu tempo e trabalho à nobre missão de ensinar e de aprender.

              Seu espírito de cooperação e integração fez com que mantivesse, em elevado nível, o relacionamento com a Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial e com os Comandantes dos demais Colégios Militares.

              Do mesmo modo, manteve excelente relacionamento com os Comandos da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e das demais organizações militares sediadas na guarnição de Juiz de Fora, resultando em benefícios mútuos e no estreitamento dos laços de camaradagem e amizade.

              No momento de seu afastamento, é por dever de justiça que agradeço e cumprimento o TC TRAVASSOS pela lealdade e fidalguia com que se conduziu, levando a bom termo o Comando de tão importante unidade do Sistema Colégio Militar do Brasil. Suas ações estarão sempre registradas na memória de todos aqueles que tiveram a satisfação de compartilhar das lides castrenses com esse destacado Oficial.

              Ao ensejo da movimentação para o Ministério da Defesa, desejo-lhe muito sucesso no prosseguimento da carreira e no exercício das novas funções, e votos de felicidades extensivos à sua digníssima família. (INDIVIDUAL).


Boletim Interno da DEPA Nr 011, de 06 Fev 07

 
 

 

Mascote do CMJF
 
 
Ambiente Virtual de Aprendizagem
 
Webmail
 
Sigaweb
 
Galeria de Fotos
 
Publicações
 
Associação de Pais e Mestres
 
 
Núcleo Evangélico do CMJF

DECEx - Departamento de Ensino e Cultura do Exército
DEPA - Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial
CMJF - Colégio Militar de Juiz de Fora
Av. Juscelino Kubitschek, 5200 - Nova Era
Juiz de Fora - MG - 36087-000 - Tel: (32)3692-5050 - e-mail: ouvidoria@cmjf.ensino.eb.br
Todos os direitos reservados - CMJF - Seção de Informática
Página Autorizada por meio do Boletim Interno do DECEX Nr 073, de 29 Set 2011
e transcrito no Boletim Interno do DEPA Nr 077, de 18 Out 2011 e do CMJF Nr 196, de 21 Out 2011
Site melhor visualizado em 800 x 600

Acesso à Informação